Minha infância com dentes saudáveis
Postado por Benestar Odonto em 17/ago/2020 - Sem Comentários
Na semana que antecede o Dia Nacional da Infância, a Benestar compartilha cuidados que os pais devem ter com a saúde bucal das crianças.
Nos bebês, os dentes de leite têm a função de auxiliar na mastigação, na mordida e também no desenvolvimento da fala. Por volta dos 6 anos, eles começam a cair naturalmente para dar lugar aos dentes definitivos. É muito importante acompanhar esses processos e com as visitas ao dentista a partir dos 2 anos de idade, para que a criança entenda que esses cuidados com a saúde bucal são fundamentais.
Além disso, o profissional dará as orientações para que você saiba como lidar com cada etapa do desenvolvimento da dentição.
Com aproximadamente 6 meses, os dentes começam a nascer causando sensibilidade e irritação nas gengivas da maioria das crianças. Para aliviar esses incômodos, você pode:
- massagear a gengiva com seu dedo, uma colher fria ou um mordedor gelado;
- usar gel e medicamentos contra dor, desde que prescritos pelo odontopediatra.
Em alguns casos, pode acontecer da criança ter febre. Informe seu médico imediatamente e se preciso, agende uma consulta para ter certeza que tudo está bem.
Quando os dentinhos já estiverem em ação (mordendo, mastigando, etc), é hora de ensinar a escovação! Sempre que possível, faça parte desse momento escovando seus dentes também, enquanto mostra pro seu filho e acompanha cada etapa desse aprendizado.
- Coloque um pouquinho de creme dental (específico para crianças) em uma escova de cerdas macias;
- Escove suavemente pra frente e pra trás as superfícies dos dentes na parte interna e externa;
- Avise que o creme dental não pode ser engolido.
Como o tempo, a criança estará realizando a escovação sozinha, claro, com um adulto ao lado observando, até ela ter idade suficiente para ser independente.
O hábito de chupar o dedo ou chupeta é bem comum, mas pode trazer problemas na vida adulta. A solução é criar estímulos positivos. Como? Elogiando quando a criança não estiver fazendo isso, por exemplo. Muita vezes, esse comportamento tem relação com ansiedade e nesses casos, é preciso descobrir o que leva a criança a ter esse hábito. Converse com seu dentista ou pediatra.
Faça cada consulta ser uma experiência positiva! Assim, seu filho crescerá sabendo que ir ao dentista faz parte da rotina para garantir saúde e bem-estar.
Telefone (84) 2020-8777
WhatsApp (84) 98824-5202
E-mail: contato@benestarodonto.com.br
Blog: http:// www.benestarodonto.com.br/
Facebook: benestarodonto
Instagram: @benestarodonto
Nossa missão é fazer você sorrir!
Benestar Odontologia
Créditos: Freepik, Getty Images
0 Comentários